DICA IMPORTANTE 5/2015 - DIAGNOSTICAR UM DEFEITO

Enviado por Visitante em 01/04/2015 09:05:36
"Um garoto está tentanto consertar sua bike que está escapando a corrente.
Como não consegue consertar ele procura o pai para ajudá-lo. O pai pergunta o que ele já fez para consertar. O menino diz: Limpei o guidão, lubrifiquei o pedal, completei o ar do pneu, fiz um monte de coisas mas ela continua escapando a corrente. O pai que não entende nada de bike sugere procurar uma bicicletaria e eles vão até lá e voltam com a bike consertada.Era apenas um ajuste da corrente, devido a porca do eixo da roda estar mal apertada.

Quantas vezes vemos algum ténico dizer que trocou isto, trocou aquilo e nada, não é mesmo? E não digo isto criticando não. É que ao reportar o problema a gente percebe que o técnico não fez os procedimentos de diagnóstico ou não se capacitou para atender os equipamentos.

No relato acima, todos nós sabemos que se trata de um ajuste, mas tem pessoas que não sabe disso e não vai conseguir resolver o problema.. Uma spolucão é se capacitar fazendo cursos e buscando sempre aprender cada vez mais, lembrando que nunca sabemos tudo, que sempre temos que buscar ensinamentos e aplicá-los no dia a dia.

Pois é preciso antes de trocar alguma peça, que se faça um diagnóstico, para isolar o problema, localizando a peça que está com defeito. Às vezes a dedicação de um minuto, só olhando, já poderá ver o que está dando problema.

Um equipamento tem várias áreas:

Equipamento não liga: Problema na parte elétrica. (Rercomendável começar pela tomada elétrica, pode ser que não tenha energia)

Equipamento não alimenta o papel: Problema na área da alimentação do papel.

Atolamento: Problema no transporte

Toner não funde: Problema na área de fusão.

E tem as áreas de movimentação, sistema ótico etc

A regra básica para um diagnóstico e reparo é:

SINTOMA, CAUSA E SOLUÇÃO.

Exemplo
SINTOMA: O toner não funde no papel.
CAUSA: Problema de fusão ou toner incompatível.
SOLUÇÃO: Reparar ou trocar o fusor. (Esta unidade é muito importante para o equipamento e muitas vezes é mais compensador colocar um fusor novo do que reparar com peças genérica)

Mas a dica é o técnico saber fazer procedimentos de forma a ter um diagnóstico preciso.
Ex. Se o papel está manchando e ele suspeita de problema no fusor e faz a troca, fez errado. O correto é fazer um procedimento para diagnosticar se há necessidade de trocar o fusor. Coloca para imprimir e quando estiver passando no fusor desliga o equipamento. Daí retira o papel e verifica se o problema ocorre antes ou após o fusor. Se for antes então o problema não é fusor.

E no equipamento tem o modo técnico que é para ajudar o técnico a fazer os testes dos componentes, como motores, sensores, lâmpadas, etc

Saber diagnosticar é muito importante.

Esta dica pode ser acrescentada ou discordada. Estejam à vontade para comentar..

Fonte: http://www.printerservice.com.br/newbb/viewtopic.php?forum=7&topic_id=16281&post_id=67596