Re: HP OFFICEJET 4255 ALL IN ONE

Enviado por domingos em 11/11/2007 19:50:45
Esse tipo de problema pode estar relacionado com várias causas possíveis. Vou discorrer sobre as quatro causas mais conhecidas.

Causa I – Requisitos de Hardware Pequenos

Ao comprar um equipamento moderno precisamos estar atentos para a questão dos “Requisitos de Hardware” necessários para a sua instalação. No caso dos equipamentos multifuncionais da classe OfficeJet da HP, isso bem se justifica.

Durante a instalação, um engine presente no software do multifuncional irá verificar se o computador atende os requisitos mínimos de hardware para a instalação. Se esses requisitos estiverem ABAIXO do mínimo exigido, o engine selecionará uma instalação com recursos mínimos do driver. Nesse caso, muitas das funcionalidades do equipamento não estarão ativas. Quando o engine do instalador detecta que o PC possui requisitos de hardware acima do mínimo recomendado, então uma instalação completa do driver será iniciada, permitindo que o equipamento tenha todas as suas funcionalidade ativadas.

Utilize o software diretivo do OfficeJet para imprimir a partir do diretório onde os documentos foram armazenados. Veja se pode melhorar a aparência do documento acessando os recursos de “Propriedades avançadas de impressão”.



Figura 1: Tela de escolha do tipo de instalação

Causa II – Linha telefônica compartilhada com um modem DSL

Caso você tenha a assinatura de uma linha DSL (digital subscriber line) e esteja utilizando ela para conectar também o seu OfficeJet, o Fax terá problemas para funcionar corretamente. Nesse caso será necessário a instalação de um filtro DSL. Se o OfficeJet e o modem DSL estiverem conectados à mesma tomada, siga o esquema da figura abaixo, conectando primeiro o modem e depois o filtro DSL entre o modem e o multifuncional.
O filtro pode ser solicitado junto à sua operadora de telefonia.



Figura 2: Instalação do filtro DSL - (1) Filtro DSL

Causa 3 – Incompatibilidades do Host Remoto

Existem inúmeras dificuldades que interferem na qualidade da recepção de Fax, que vão desde problemas relacionados com a qualidade da linha telefônica, interferências subjacentes sérias, instalação telefônica interna deficiente, passando pelos problemas de incompatibilidades com o Host remoto (aparelho de fax, ou PC que envia ou recebe uma transmissão do Host local, o OfficeJet).
Os problemas do tipo que você relata quase sempre estão relacionados com a péssima qualidade da linha telefônica. Também podem guardar uma estreita relação com uma instalação interna problemática.

Os modernos OfficeJet possuem recursos de máquina de Fax avançados, o que não acontece com a maioria dos aparelhos de fax em uso no Brasil. Essa diferença de tecnologia pode resultar em incompatibilidades sérias, implicando na necessidade de ajuste de velocidade entre os Host remoto e local. Procure configurar velocidades de transmissão baixas. Faça testes com diversas configurações de velocidade.

O horário também interfere bastante na qualidade da transmissão. Evite os horários de pico se desejar alta qualidade de transmissão e recepção.

Causa 4 – Problema com o descompasso dos motores de alimentação do papel

Restos de papel, poeira em excesso e outros materiais presos na trajetória do papel, ou ainda a falta de sincronização no mecanismo de alimentação do papel, podem causar este tipo de problema.

Acesse a porta traseira do seu OfficeJet e verifique cuidadosamente de há restos de papel de atolamentos antigos presos na trajetória do papel. Inspecione cuidadosamente os roletes de alimentação de papel e verifique se há acúmulo de sujeira. Se esta porta estiver mal posicionada, frouxa ou quebrada, a impressão pode sair distorcida também.



Figura: Porta de acesso traseira

Utilize água purificada ou destilada e um pano macio de algodão (que não solte fiapos) para fazer uma limpeza cuidadosa.



Figura – Área dos roletes de papel a ser limpa

Acesse a unidade frontal e verifique os quatros pequenos roletes de papel de metal no interior da unidade. Eles devem estar limpos, com aspecto brilhoso e se mover livremente, de forma macia. Se essas peças não estiverem brilhantes e luminosas ou se estiverem cobertas por sujeira, elas devem ser limpas. Também limpe qualquer resíduo de pó ou sujeira dos roletes de borracha.



Figura – Limpeza dos roletes de metal

Outro ponto importante diz respeito à alimentação do papel. Consulte o manual do usuário e verifique as especificações de formato e gramatura para o seu equipamento. Papeis maiores que o recomendado ou fora da gramatura especificada podem desconfigurar os motores de alimentação do papel, alterando o seu sincronismo.

Se você encontrou restos de papel e (ou) excesso de sujeira nos processos retro descritos ou se estava utilizando papel fora das especificações recomendadas pelo fabricante, é altamente recomendável executar o processo de reconfiguração dos motores de alimentação do papel.

Espero ter podido contribuir de alguma forma para lançar uma luz sobre o problema.

Fonte: http://www.printerservice.com.br/newbb/viewtopic.php?forum=1&topic_id=128&post_id=489