Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por daniel1 em 25/06/2015 10:41:15
Bom dia pessoal!
Depois de tanto procurar e não encontrar nada, resolvi pedir ajuda.
Essa XP-214 estava funcionando normalmente, ela tem o chip com bateria e estava resetando tudo normal.
Quando coloquei o bulk nela, eu fiz o downgrade do firmware porque com o original que estava nela, toda vez que eu desligava e ligava a impressora ela dava erro, ai eu fiz o downgrade e tudo ficou 100%. Passou alguns meses e agora estou com esse problema, no software da epson fala que preciso realizar a troca dos cartuchos, tentei fazer o reset e nada, coloquei cartuchos originais e funcionou corretamente.

Vi em diversos tópicos um pessoal falando sobre um novo chip, mas não faço a menor ideia onde encontrar, procurei no ML, tem uns lá só que é a mesma numeração do meu (197-96RG), então acho que não vou ter sucesso em comprar ele.

Creio eu que essa impressora seja de 2014 pois comprei ela em fevereiro e como eu faço para ver a versão do firmware atual?

Re: Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por Heitor357 em 29/06/2015 11:54:52
Bom dia Daniel,

primeiramente, vamos saber qual a versão do seu firmware atual. Para isso caso ainda tenha os cartuchos originais, imprima uma página de verificação de jatos, depois que imprimi-la, poste os números que foram impressos junto com a verificação.
Na hipótese de você estar sem cartuchos para impressão, abra o Epson Status Monitor 3, vá na aba manutenção e veja no canto inferior esquerdo o nº da versão do firmware e poste para gente.

O chip que está funcionando com as Epson, fabricadas em 2015 é o:
197 R - A Lembrando que, ainda seguindo o mesmo procedimento de reset do chip a cada vez que a impressora for ligada.

Quanto ao lugar para comprar, pesquise um pouco que existem vários sites que já vendem esta nova versão de chip.

Não vou postar nenhum link para isso, porque não sei se tenho autorização da moderação para fazê-lo.

Abraço.

Re: Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por daniel1 em 01/07/2015 12:00:30
Obrigado por responder, Heitor.
Por muito azar coloquei os cartuchos e começou a acusar que o preto tinha acabado a tinta (ele tava com exclamação antes), então vou passar a outra numeração.

7.11.00

Essa está na aba Manutenção das preferências de impressão.

Re: Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por Heitor357 em 01/07/2015 23:31:41
Boa noite Daniel,

segue o link de uma oferta do chip que te servirá.
Mas não atualize mais a sua impressora.
Vá na área de notificação, acesse o Epson Monitor 3, na janela que abrir, clique em Configurações de Atualização de Software e marque NUNCA.
Pois se você atualizar o Software, também atualizará o Firmware, aí ferrou! O chip parará de funcionar na sua impressora!!! NÂO ATUALIZE!!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-655246706-chip-bulk-ink-epson-xp214204401411-_JM

Boa sorte!

Re: Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por daniel1 em 02/07/2015 11:57:04
Bom dia Heitor.
Ontem eu realizei o procedimento de downgrade novamente na impressora e continuou o erro, então desliguei e deixei ela parada até hoje de manhã.
Agora de manhã fui ligar ela e para minha surpresa não estava dando mais o erro, perdi um tempo fazendo limpeza de cabeça até que acusasse que a tinta acabou para mim fazer o reset, fiz o reset, foi tudo normal, reconheceu os 4 cartuchos como cheio, desliguei ela, removi o cabo de energia, deixei uns 15 minutos desligada, liguei e foi tudo normal, mandei impressão (foto) em alta qualidade, desliguei, liguei e nada de dar erro

Fiz a impressão da verificação de jatos e me da essa númeração:

OD13D2 QP120A49

Verifiquei no arquivo (firmware) que é para fazer o downgrad e no nome consta esse OD13D2, isso seria a versão do firm?

Nome do arquivo para fazer o downgrade é: FWG825TL_OD13D2

Re: Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por Heitor357 em 02/07/2015 14:56:03
Citando:

daniel1 escreveu:
Bom dia Heitor.
Ontem eu realizei o procedimento de downgrade novamente na impressora e continuou o erro, então desliguei e deixei ela parada até hoje de manhã.
Agora de manhã fui ligar ela e para minha surpresa não estava dando mais o erro, perdi um tempo fazendo limpeza de cabeça até que acusasse que a tinta acabou para mim fazer o reset, fiz o reset, foi tudo normal, reconheceu os 4 cartuchos como cheio, desliguei ela, removi o cabo de energia, deixei uns 15 minutos desligada, liguei e foi tudo normal, mandei impressão (foto) em alta qualidade, desliguei, liguei e nada de dar erro

Fiz a impressão da verificação de jatos e me da essa númeração:

OD13D2 QP120A49

Verifiquei no arquivo (firmware) que é para fazer o downgrad e no nome consta esse OD13D2, isso seria a versão do firm?

Nome do arquivo para fazer o downgrade é: FWG825TL_OD13D2


Boa tarde Daniel,

Sim, esta é a versão do firmware OD13D2.
Não precisa fazer limpeza até a impressora "pensar" que a tinta acabou. Basta ir no painel da impressora na aba manutenção e solicitar a troca de cartuchos.
A cada comando de limpeza ela faz uma contagem e mesmo que você tenha dispenser a impressora vai travar quando acusar que está com as almofadas saturadas. Aí só fazendo outro tipo de reset para destravar!!!


Pelo que entendi, seu chip voltou a funcionar, então, verifique a parte elétrica do mesmo. Isto é, faça uma inspeção rigorosa nos fios que saem do suporte da bateria e vão para o chip. Aconteceu recentemente comigo, do fio estar partido dentro do isolamento e perdi um tempão com os avisos de cartucho não reconhecido até descobrir o que estava acontecendo.
Independente da versão do seu firmware se o chip está sendo reconhecido pela impressora, ele serve, então não é o caso de troca. Esta me parecendo mais problema de contato elétrico do que de compatibilidade. A menos que ele(chip) seja muito velho (usado). Faça isso verifique os fios da bateria, se eles estiverem OK. troque a bateria. Verifique o contato do chip dentro do carrinho, veja se os cartuchos não estão meio soltos dentro do carrinho de impressão. Há maneiras de se contornar esses problemas, mas primeiro precisamos identificar o que está de fato ocorrendo com a sua máquina. Pois como eu disse não me parece ser incompatibilidade de versão entre o chip e o firmware, porque se fosse... Não iria funcionar nem com reza brava!!! | Veja aí e vamos continuar na luta!!!

Depois que resolver este problema, procure não ficar no liga/desliga, porque isso obriga você a ficar resetando o chip a cada opreação.
Deixe-a ligada, depois de certo tempo (configurável) de inatividade ela entra em stand by e o consumo de energia é minimo!!
Abraço.

Re: Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por daniel1 em 03/07/2015 11:59:36
Agradeço a atenção, Heitor.
Tirei o chicote com a bateria e levei em uma loja para eles verificarem, não foi constatado nada nos fios e a bateria está com a carga ok. Por via das dúvidas, comprei outro chicote por R$8,00 e vou deixar guardado e vou ir usando a impressora, se caso apresentar o mesmo problema, eu realizo a troca do chicote e faço o teste. Vou deixar salvo também esse link do ML que você enviou, quando apresentar o problema novamente e se caso trocando o chicote o problema persistir, vou realizar a troca do chip e testar.
Esse chip atual não é velho não, comprei o bulk em fevereiro.
Obrigado pela ajuda Heitor.
Qualquer novidade eu posto aqui ou lhe envio uma MP ok.

Re: Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por Heitor357 em 03/07/2015 16:22:05
Citando:

daniel1 escreveu:
Agradeço a atenção, Heitor.
Tirei o chicote com a bateria e levei em uma loja para eles verificarem, não foi constatado nada nos fios e a bateria está com a carga ok. Por via das dúvidas, comprei outro chicote por R$8,00 e vou deixar guardado e vou ir usando a impressora, se caso apresentar o mesmo problema, eu realizo a troca do chicote e faço o teste. Vou deixar salvo também esse link do ML que você enviou, quando apresentar o problema novamente e se caso trocando o chicote o problema persistir, vou realizar a troca do chip e testar.
Esse chip atual não é velho não, comprei o bulk em fevereiro.
Obrigado pela ajuda Heitor.
Qualquer novidade eu posto aqui ou lhe envio uma MP ok.


Boa tarde Daniel,
que bom que o seu sistema voltou a funcionar, pela forma como ocorreu, parece ter sido algum mal contato, que deve ter sido sanado pela simples retirada e remontagem do sistema. mas estas situações nos servem de aprendizado. Faça bom proveito e qualquer problema estamos aqui para ajudarmos uns aos outros.
Abraços.

Heitor Monteiro.

Re: Led de tinta não apaga (epson xp-214 com bulk)

Enviado por andrefaria em 15/12/2015 14:50:27
Olá, sera que se eu fazer dawn grade na xp-214 eu nao precisarei resetar o cartucho toda vez que a impressora ligar? Ela foi comprada em 2014.

Fonte: http://www.printerservice.com.br/newbb/viewtopic.php?forum=4&topic_id=16540